Somente o título desta postagem já gera muita confusão, mas para deixar claro, o jogo que será abordado é o "verdadeiro" Super Mario Bros. 2, aquele que foi lançado no Japão. Para os que não sabem, este jogo nunca foi lançado fora do Japão, e no resto do mundo, o SMB 2 que jogamos na verdade era uma conversão de outro jogo da Nintendo, chamado Doki Doki Panic com os personagens trocados e com algumas atualizações (por ex.: em DDP o personagem não podia correr), para uma comparação mais detalhada, recomendo os seguintes links:
este em português e
este, em inglês, porém com mais fotos do jogo. Quando este jogo foi lançado, alguns acharam que este SMB 2 que conhecemos era a "ovelha negra" dos jogos do Mario, porém, eu considero uma adição interessante à série, e achei uma alternativa melhor ao jogo "verdadeiro", que na verdade não passava do SMB. original modificado, para mim, ovelha negra de verdade são os jogos "Mario is Missing" e "Mario's Time Machine", AVGN concordaria comigo, rs.
Enfim, deixando agora esta confusão de lado, que sempre envolve o SMB. 2, vamos ao jogo em si... quem já jogou no Super Nintendo o Super Mario All Stars com certeza já viu o jogo
Super Mario Bros. - The Lost Levels, ele na verdade é o SMB. 2 japonês com os gráficos atualizados, e como pode se ver, ao contrário do SMB original ele não possui opção para dois jogadores, você na verdade pode somente escolher o personagem que deseja controlar: o Mario (com controle semelhante ao primeiro jogo) ou o Luigi (que pula mais alto, porém escorrega mais).
|
Tela de abertura do remake do SMB. 2 Japonês |
A respeito do jogo, apesar dele ser uma continuação, na verdade é um remake do jogo original, porém com um nível de dificuldade muito mais alto, este jogo é tão difícil, que ao contrário do jogo original que dá Game Over quando você perde todas as suas vidas, nesse jogo você pode continuar do mundo que você perdeu infinitamente, já que os Continues são ilimitados, e se isso não é suficiente, no Lost Levels você pode continuar exatamente da fase que você parou com o sistema de save do cartucho.
Por que ele é tão difícil? A começar pelo "powerup" novo, o Poison Mushroom, que mata o Mario se o tocar, apesar de no Lost Levels ele ser facilmente identificado, no jogo original ele só tem uma leve mudança nas cores em relação ao cogumelo verdadeiro.
|
À esq: cogumelo verdadeiro, dir: poison mushroom podia confundir os jogadores | |
Mesmo se parasse por aí ficava tudo bem, mas até nos primeiros níveis as fases apresentam uma dificuldade elevada, posso dizer tranquilamente que essas fases são tão ou até mais difíceis do que as últimas fases do jogo original, baseando-se em pulos extremamente precisos, plataformas muito pequenas com buracos enormes embaixo, uma quantidade muito maior de inimigos por fase, e além disso, algumas fases com o vento te empurrando e para você alcançar uma plataforma mais distante (lembram-se de Ninja Gaiden 2?) e warp zones que te levam de volta para mundos anteriores, sendo que o único modo de evitar isso caso você encontre tal warp zone é jogar-se no buraco e perder uma vida.
E no final, se você pensou que zerou um jogo já muito difícil, ele ainda oferece um nível de dificuldade ainda maior, e sempre que você zerar ele oferece ainda um nível mais difícil, podendo ser zerado 8 vezes seguidas ficando progressivamente mais difícil, enfim, para mim bastou zerar a primeira vez para ter uma ideia de como este jogo é insano, lembrando alguns romhacks feitos por fãs dos jogos do Mario que eles tornam o jogo extremamente difícil, ele ainda oferece um mundo 9 especial caso você zere o jogo sem usar warp zones, este mundo especial é uma fase parecida igual o mundo -1 do SMB.
Enfim, creio que a Nintendo fez a coisa certa em lançar um SMB. 2 diferente no resto do mundo, não somente pelas novidades que este jogo oferecia ao contrário deste remake, como também o nível de dificuldade (e olha que os jogos da era NES já eram considerados difíceis) não seria muito bem aceito por muitos jogadores, porém é um jogo recomendado para os fãs de Mario e aqueles que procuram um bom desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário