terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Review: Age of Empires

Este é a segunda parte do meu relato sobre o Age of Empires, se você deseja ler a primeira parte, clique aqui: Memórias: Age of Empires.

Agora, vamos ao review da série...

Gráficos: Nem preciso dizer que o Age of Empires 3 tem os melhores gráficos né? Porém, uma coisa importante a ressaltar é que mesmo o gráfico do Age of Empires 1, apesar dos problemas de escala das unidades/construções, ainda possui um visual agradável e envelheceu bem. O 2 continua com gráficos excelentes, não tem do que reclamar.
Vencedor: AOE 3. 

Sons: Diria que é um empate técnico na trilha sonora, todos os jogos possuem belas músicas (comparando as músicas contidas nos CDs dos 2 primeiros jogos e os MP3s do AOE 3), só gostaria que o Warchiefs e o Asian Dynasties tivessem músicas diferentes do jogo original, igual as expansões dos 2 primeiros jogos. Porém no quesito do áudio, os dois últimos jogos levam vantagem, principalmente pela existência na diferenciação de fala das unidades entre as diferentes civilizações do jogo, além de uma presença muito maior de mídia audiovisual nos dois últimos jogos da série, uma adição curiosa no terceiro jogo é que os jogadores controlados por computador possuem diversas personalidades que interagem com o jogador, como por exemplo o Napoleão controlando os franceses.
Vencedor: Empate entre AOE 2 e 3. 

Campanha: A campanha do primeiro jogo possui a mídia mais fraca, apenas cutscenes antes da primeira missão e após terminar o último cenário, sem contar que os personagens não possuem dialogo algum nem eventos pré-definidos.
No segundo jogo, a mídia antes das missões são páginas de um livro ilustrado contando a história antes de cada missão, além de ser acompanhado por um narrador, com certeza uma grande melhora em relação ao primeiro jogo, sem contar o fato de ser a campanha mais longa de todos os 3 jogos da série, e ainda assim, possuir um bom nível de dificuldade e diversão, nos cenários existe diálogo entre os personagens e eventos pré-definidos.
 Já no terceiro jogo, possui sem dúvidas a melhor mídia, as próprias cutscenes são tiradas do próprio cenário do jogo, os diálogos e tudo o mais são melhores, porém, possui uma campanha curta, as missões são mais fáceis em comparação com os jogos anteriores e minha maior reclamação é o uso de personagens fictícios na campanha... estamos num jogo baseado na idade moderna, então, cadê a Era Napoleônica? Por que decidiram ignorar tudo isso e fizeram 3 campanhas baseadas em lutas contra um culto fictício? Não entendi essa decisão... felizmente nas duas expansões eles decidiram dar um detalhe maior à eventos históricos, principalmente no Asian Dynasties, apesar da campanha chinesa se basear numa ficção, a ideia dos chineses chegarem à América foi bastante interessante.
Vencedor: AOE 2. 

Modo Multiplayer:  Neste quesito, ponto pro Age of Empires 3, inserir o modo online no próprio jogo em vez de fazer o jogador se conectar à um serviço externo (a Zone) foi uma decisão muito mais prática, a Zone era um bom serviço, porém, para quem estava começando não era algo muito intuitivo.
Vencedor: AOE 3. 

Abertura: Sim, até mesmo o vídeo de abertura irei abordar aqui. O primeiro dava a sensação de uma volta ao tempo, mostrava as ruínas do que foi uma grande cidade antigamente, e cortava para um flashback mostrando a grande batalha que causou aquilo, bela escolha. No segundo, foi uma sacada interessante dois reis jogando xadrez e cada movimento deles alterava a situação no campo de batalha, a abertura casava perfeitamente com o tema do jogo. Novamente no terceiro ele mostrava exatamente o foco do jogo, mostrando as aventuras no Novo Mundo, porém este dava a sensação de um trailer, uma amostra do que estava por vir no jogo.
Vencedor: Empate. 

Interface: O primeiro jogo apresentava a interface mais simples de todas, já no segundo, o menu era mais atraente e acessível, e a integração da árvore tecnológica e uma ajuda mais detalhada dispensava o uso do material impresso para quem estava começando no jogo. O terceiro com certeza possui a interface mais bonita, porém, na tela de jogo, a interface era muito grande, apesar de existir uma versão simplificada, esta versão tirava o status das unidades e reservava um espaço enorme só para o retrato e o nome da unidade selecionada.
Vencedor: AOE 2. 

Liberdade: O quesito mais importante para mim é a opção de personalizar o jogo a seu gosto, novamente, o criador de cenários do primeiro jogo era o mais simples, o único evento em um cenário era personalizar as condições de vitória, já no segundo, era possível personalizar vários eventos de jogo, produzindo cenários e campanhas com histórias muito mais detalhadas, com narração, diálogos, finais alternativos e tudo o mais, o terceiro com certeza possui o criador de cenários mais avançado dentre eles.
 Agora aos modos de jogos sem contar com a campanha: o primeiro e segundo jogos possuíam a maior capacidade de personalização, desde a quantidade de times do jogo (era possível até jogos com 4 times diferentes), o tamanho do mapa, a quantidade de recursos, tudo. No segundo jogo é com certeza o que possuía a maior liberdade nesse ponto. Já no terceiro, é o que mais limitou isso, no qual os times se limitavam a todos contra todos ou no máximo 2 times, sem contar que nem mesmo o tamanho do mapa era permitido alterar, apesar de alguns mapas possuírem uma versão grande, mas a opção de vários tamanhos de mapa seria algo muito bom, a escolha de civilizações não era simplesmente escolher uma que você quer controlar e pronto, já neste o jogo está preso ao recurso de cidades natal, o que foi algo necessário, deve-se relevar nesse quesito. 
Por falar em tamanho de mapa,  o 3 possui o menor mapa de jogo, o 1 o segundo menor, e o 2 o maior dentre eles, o que novamente contribui para o quesito de liberdade de jogo, já que em um mapa com 8 jogadores o encontro das civilizações inimigas no 2 é o que com certeza irá demorar mais tempo para o ocorrer no maior tamanho de mapa.
Sobre os modos de jogo, sem contar o que é comum a todos (campanha, cenário, RM e DM), o 2 é o que mais explorou diferentes opções, como o de regicídio por exemplo, já o 1 veio com aqueles modos que eram uma novidade pra época e o terceiro decidiu retornar ao básico, porém no Warchiefs ele adicionou o modo de tratados, um modo interessante de evitar o rush em jogos multiplayer e o Asian Dynasties retornou o modo de regicídio, porém, este é possível apenas em alguns mapas específicos para isso, adicionalmente, ele também retorna o modo "King of the Hill" do segundo jogo.
Vencedor: AOE 2. 

Civilizações:  Contando com todas as expansões, o Age of Empires 1 possui 16(12+4), o Age of Empires 2 possui 18(13+5) e o Age of Empires 3 possui 14(8+3+3). Apesar de possuir menos civilizações, o mérito do AOE3 é a maior diferenciação entre as civilizações, enquanto que no primeiro jogo a única diferença era a árvore tecnológica e os bônus de civilização, no segundo adicionalmente as unidades e tecnologias exclusivas. Já no terceiro, ampliou muito mais as unidades exclusivas e algumas civilizações, principalmente as das expansões, possui um estilo de jogo um tanto diferente das civilizações tradicionais. Outro quesito importante é a possibilidade de aliar-se com os nativos do mapa, o que amplia ainda mais as unidades e tecnologias disponíveis ao jogador, e por fim, a diferença mais marcante da série, foi a adição do recurso de cidades natais, no qual elas conforme você ganha experiência (ex.: destruindo unidades inimigas, coletando recursos) quando atinge um certo nível, você pode enviar recursos, tecnologias ou unidades direto de sua metrópole, novamente ampliando as possibilidades de sua civilização, minha única reclamação sobre as civilizações do terceiro jogo é que o original se mostrou muito focado nas civilizações européias, coisa que não ocorria nos outros jogos, porém isto foi consertado nas expansões. 
No quesito equilíbrio, o AOE1 é o que peca mais, o equilíbrio delas envolve principalmente os dois estilos de jogo RM e DM, no qual certas civilizações são mais indicadas para um modo do que outro, o principal problema é que algumas super-unidades do jogo levam uma enorme vantagem no jogo (no caso do Arqueiro a Cavalo), enquanto outras não mostram uma grande utilidade (a Cavalaria Armada - Cataphract) e a disponibilidade de certas unidades para as civilizações pode se mostrar uma desvantagem. No segundo ele possui uma grande melhora no equilíbrio, enquanto que no terceiro já ouvi falar de algumas reclamações sobre as civilizações do Asian Dynasties serem mais beneficiadas, porém pessoalmente não encontrei muito problema nisso.
Vencedor: AOE 3.

Final:
AOE 1 -> 1 ponto.
AOE 2 -> 5 pontos.
AOE 3 -> 5 pontos. 

Conclusão: é curioso como mesmo o Age of Empires 3 ser um jogo bem mais recente, o segundo jogo da série consegue manter o nível e competir de igual com o terceiro jogo, porém, como eu disse, o fator mais importante para mim é a liberdade oferecida no jogo, apesar dos dois jogos empatarem na pontuação geral, eu possuo uma preferência pelo segundo jogo da série, e apesar do Age of Empires original possuir uma pequena pontuação, ainda consegue divertir mesmo aquele que experimentar o jogo pela primeira vez só agora. Enfim, apesar de cada um possuir suas desvantagens, é uma série de jogos que conseguiu manter um excelente nível de qualidade.

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