domingo, 6 de maio de 2012

Games com prazo de validade?

Quem possui Rockband para iPhone, recentemente, recebeu uma mensagem informando que o jogo não poderia mais ser utilizado após o dia 31 de maio deste ano, isto gerou uma enorme repercussão, principalmente pelo fato agravante que nem mesmo quando o jogo é comprado possui qualquer tipo de aviso que o game possuía este prazo para utilização, e a EA, desenvolvedora do jogo, respondeu informando que essa tela não passava de uma mensagem de erro, será?


Pessoalmente, acho extremamente improvável que uma mensagem como esta seria gerada por acaso, ou então causada por um erro. Parece claro que a intenção da EA era realmente bloquear o acesso ao jogo, no qual a repercussão por conta desta mensagem a fez mudar de ideia, vale lembrar que a EA não tem a melhor reputação entre os consumidores, recentemente ela foi eleita a pior empresa dos Estados Unidos.

O mercado de games traça um caminho perigoso para o futuro, um dos pontos que estão sendo seriamente considerados a serem implementados na próxima geração de videogames é que ultimamente diversas empresas tem atacado o comércio de games usados, entre as diversas medidas que estas empresas desejam adotar são: bloquear o game caso seja utilizado em outro console, ou então obrigar as pessoas que compram um jogo usado pagar uma pequena taxa à empresa que desenvolveu/distribui o game, o que simplesmente não faz sentido algum, visto que o jogo em questão é original, a desculpa de que o mercado está sendo dominado por jogos multiplayer não cola. Gradualmente o mercado que iniciou com o formato de DLCs que tem sido utilizado de maneira abusiva por algumas empresas, como a Capcom por exemplo, apesar de nenhuma empresa confirmar, está muito certo que o próximo passo seria a guerra contra os games usados. 

Como ficam então os jogos com "prazo de validade", como o caso do Rockband citado acima? Será que se a comunidade aceitar passivamente estas atitudes também pode se tornar um padrão da indústria? Não duvido nada que o caso do Rockband não vai ser o último, muito menos que a EA vai ser a única empresa do setor que vai tentar fazer algo do tipo, cabe à comunidade boicotar games com este tipo de recurso e/ou fazer muito barulho sobre o assunto como está ocorrendo agora. É interessante que as desculpas adotadas no caso de games usados também se encaixam perfeitamente nessa situação, com a única diferença neste caso é que a medida é ainda mais abusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário